5 Dicas para a Redação do Enem 2013

14 de agosto de 2013

5 Dicas para a Redação do Enem 2013

Dicas para a Redação do Enem 2013: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h, seguindo o horário oficial de Brasília/DF. No segundo dia, domingo, os candidatos deverão desenvolver uma das partes mais importantes das provas: a redação.

Quatro áreas de conhecimento serão cobradas no Enem 2013: Ciências Humanas, Ciências da Natureza (ambas no sábado), Linguagens e Matemática. As duas últimas, além da redação, serão avaliadas no domingo. Ao todo, são 180 questões divididas em igualdade entre as áreas (45 para cada). A redação do Enem 2013 possui peso considerável na nota final do Exame. Avaliada de 0 a 1000 pontos, ela exige atenção especial dos estudantes.

A fim de auxiliá-los, vamos falar de cinco dicas importantes para quem quer mandar bem na redação do Enem 2013, observe-as:

  1. Fique atento às notícias do cotidiano: como todos sabem, a prova é aplicada em todo o Brasil. Portanto, os temas levantam questões presente no cotidiano da maioria dos cidadãos. Quanto mais você acompanhar as notícias em jornais, internet, televisão, rádio, maior a margem e conhecimento de causa que terá para a discussão.
  2. Desenvolva o hábito de leitura e pratique sua escrita: não adianta ter conhecimento do assunto sem conseguir colocar tudo o que pensa em prática. A leitura é importante para o conhecimento de novas palavras e estruturas gramaticais, ajudando a aperfeiçoar a escrita. Portanto, além de ler, escreva sempre sobre os prováveis temas da redação do Enem 2013.
  3. Compreenda realmente o tema: colocando em prática as duas dicas anteriores, esta terceira será uma tarefa mais fácil. Uma boa nota na redação só é alcançada quando o candidato demonstra conhecimento de causa e sabe colocar tudo o que pensa no papel.
  4. Saiba utilizar seu tempo na hora da prova: no dia da redação, haverá 05h30min para resolver 90 questões e desenvolver a redação. Se conseguir escrever em menos de 1h, ótimo! Ainda restarão 4h para você se dedicar às questões.
  5. Conheça os critérios de avaliação: você precisa saber como sua redação será avaliada, para escrever dentro dos moldes exigidos. Seu texto deverá possuir caráter dissertativo-argumentativo e nele é preciso: demonstrar domínio padrão da língua escrita; compreender a proposta da redação; selecionar, relacionar, organizar argumentos em defesa de um ponto de vista; demostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos; e elaborar proposta para o problema abordado.

O Ministério da Educação (MEC) distribuirá, em escolas da rede pública, a cartilha de redação do Enem 2013, material desenvolvido com objetivo de auxiliar os estudantes a compreender aquilo que será proposto no Exame. O documento também estará disponível para download no site oficial http://enem.inep.gov.br/.

Mais dicas e detalhes sobre a redação você encontra na apostila digital do Enem 2013 (clique e veja como adquirir a sua).

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM - COMPRE JÁ O SEU!

{ 7 comments… read them below or add one }

Ivone Gurtler Trancoso janeiro 30, 2014 às 12:53

Muito boa todas as dicas de como fazer uma boa redação,seria muito interessante as pessoas estudarem mais,ao contrario de ficar criticando…

Responder

Redação é o que mais mim preocupa. outubro 23, 2013 às 11:46

Enem melhor futuro para a família jovem do
Brasil!!!!!!!!!!

Responder

eduardo outubro 26, 2013 às 21:08

Também, com esse português pode desistir.

Responder

Ma. das Graças março 8, 2014 às 00:02

Pode, sim, aprimorar os conhecimentos, melhorando a escrita!

Responder

Jaqueline outubro 16, 2013 às 16:23

queria saber como pego a 2 via do boleto ?

Responder

Valeria agosto 15, 2013 às 14:13

ENEM 2013

Responder

Valeria agosto 15, 2013 às 13:47

REDAÇÃO ENEM 2013

Responder

Leave a Comment

{ 4 trackbacks }

Previous post:

Next post: