Enem 2013 não terá duas Edições

22 de novembro de 2012

ENEM 2013

O ENEM 2013 poderá não acontecer no meio do ano! O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assegurou, nesta última quarta-feira (21 de novembro), que o Ministério da Educação (MEC) não está trabalhando com a possibilidade do ano de 2013 contar com duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Podemos dizer que a informação pegou algumas pessoas de surpresa, pois no início deste ano, quando discursava na cerimônia que comemorou a marca de 1 milhão de bolsas de estudos concedidas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), a presidente Dilma Rousseff afirmou que haveriam duas edições do ENEM 2013. Na ocasião, Dilma chegou a dizer que a decisão teria sido tomada em concordância com o ministro da educação que, na época, ainda era Fernando Haddad.

Contudo, o atual ministro disse que a prioridade do MEC – www.mec.gov.br é aperfeiçoar e consolidar o ENEM. Justificando a atual decisão, Mercadante falou que a escolha de não realizar uma segunda edição do Exame em 2013 serve para que o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação das provas, se concentrem no aprimoramento do ENEM.

Aloísio Mercadante ressaltou que haverá a edição regular da prova do ENEM 2013 e a edição aplicada para pessoas que se encontram dentro dos presídios e instituições socioeducativas. Neste ano, o Exame regular foi aplicado nos dias 03 e 04 de novembro. A data de aplicação nos presídios é diferente e foram escolhidos os dias 04 e 05 de dezembro.

O ministro considera o ENEM de unidades prisionais ou socioeducativas uma segunda edição do Exame. Candidatos que tiveram problemas na aplicação do início de novembro terão a chance de refazer as provas em dezembro. A oportunidade será dada apenas aos participantes com motivos realmente relevantes como, por exemplo, a estudante de 17 anos que deu à luz a seu filho minutos antes do início das provas do segundo dia do ENEM 2012.

O ENEM 2013 será aplicado no fim do ano e permanecerá como processo seletivo para dezenas de universidades públicas e programas de bolsa de estudo, financiamento estudantil e intercâmbio.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.5/10 (17 votes cast)
Enem 2013 não terá duas Edições, 7.5 out of 10 based on 17 ratings

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 29 comments… read them below or add one }

Brenda março 4, 2013 às 20:21

Então foi confirmado que o ENNEM sera la pelo fim do ano..(novembro)?

Responder

Ronaldo fevereiro 8, 2013 às 21:32

É um absurdo cobrarem no ENEM questões que nem se quer aprendemos no Ensino Médio….Esse tal de CBC que o governo obriga os professores a seguirem, é que está nos prejudicando…Quanto as edições uma só é pouca, precisamos que o MEC se conscientize e pense que neste enorme país existem jovens com sonhos, mas não podem sustentar esse sonho por questões financeiras…

Responder

JOENI LUIZA janeiro 31, 2013 às 17:36

Vamos nos juntar na tentativa de conseguir a aplicação da prova no meio do ano, necessito muito que aconteça. Quero estudar e não tenho condições de pagar meus estudos, me esforcei muito para o emem no primeiro semestre de 2013. E com certeza será um desperdício esperar mas um ano. Já tenho 20 anos e o meu curso escolhido é de 5 anos. Por favor peço compreenção. Uma atitude drástica dessas pode mudar o futuro de muitos.

Responder

karol janeiro 25, 2013 às 01:33

Não consigo acessar minha nota do ENEM-2013. Alguém pode ajudar?

Responder

michelle janeiro 23, 2013 às 20:48

tbm precisava muitoooo dessa segunda prova, vamos para de so falar e fazer alguma coisa ,juntos podemos conceguir alguma coisa ,sozinhos não. Não tenho grana pra pagar o curso q eu qero dependo do governo, e esperar mais um ano vai ser muito tempo.

Responder

JOENI LUIZA janeiro 31, 2013 às 17:42

Concordo, mas oque podemos fazer Michelle? Qualquer coisa estou dentro.

Responder

Fávero janeiro 23, 2013 às 07:25

Acho que o governo deveria acabar com a palhaçada do ENEM!
Todo brasileiro deveria ter direito de acordo com a constituição de estudar e toda entidade financeira deveria ter obrigatoriedade de financiar o estudo de quem não tem condição de pagar uma faculdade independente da nota de uma bendita prova.
Meu filho por exemplo não pode financiar a faculdade por motivo de não ter feito ENEM. Absurdo.

Responder

marcelo janeiro 22, 2013 às 09:37

Que povo burrinho com a nota do Enem você ainda pode se inscrever para o segundo semestre nas faculdades com chances até melhores !!!! Portanto só um Enem pra quem tirou média será uma maravilha agora quem se ferrou aí é outra história !

Responder

JOENI LUIZA janeiro 31, 2013 às 17:45

É mas e quem não fez em 2012, por razões certas ????? Espera mas um ano? Deveria ter oportunidade!!!!

Responder

ADRIELY janeiro 17, 2013 às 10:59

Não Acredito.. mesmo, minha vida depende do enem.. que palhaçada!

Responder

Junior janeiro 5, 2013 às 20:00

Se tem gente reclamando do ENEM agora com uma edição, imagine com duas. O ENEM é uma grande oportunidade para muita gente. Abaixo assinado? Me polpem! Eu concordo que o aprimoramento do ENEM deve ser feito, portanto, uma única edição por ano já basta. Isso é muito relativo: tem gente que gosta, tem gente que não gosta; tem gente que acha fácil, tem gente que não acha; tem gente que reclama do tema da redação, tem gente que não reclama. É difícil agradar a todos!

Responder

Emerson janeiro 3, 2013 às 16:04

Vamos fazer um abaixo assinado virtual, e cobrar, mostrar que precisamos de duas edições, que não estamos brincando de estudar, temos a oportunidade garantida na constituição brasileira, e o direito de cursar o ensino superior através das bolsas do governo.
Viva os estudantes da nação brasileira!

Responder

Jeane janeiro 4, 2013 às 16:25

Vamos sim! Temos que nos mobilizar, pq isso já estava programado, tem muito estudante contando com isso.
É muito tempo que se perde na vida do aluno que esta tentando uma bolsa concorrida, pensem bem 1 chance ao ano! Enquanto quem pode pagar cursinho presta
vestibular 2 vezes ao ano!

Responder

Eliziane dezembro 27, 2012 às 11:37

A que palhaçada… Eu estava contando com as duas ediçoes, pelo visto vamos ter que esperar uma eternidade para poder fazer o ENEM novamente.

Responder

eliene dezembro 11, 2012 às 14:28

esse tal enem esta é piorando em vez de ajudar. os conteudos que eles cobram é bem mais complexo do que é ensinado nas salas de aulas . um aluno que não sabe nem usar a gramatica direito chega a oitava serie sem saber nem regra de tres, estudando aos trancos em escola publica como podera se destacar em um exame que ele nem entende o conteudo.como sempre foi; os filhinhos de papai que cursaram escolas particulares e cursinhos preparatorios sairão na frente. se quisermos entrar no meio deles ,teremos que ser um nerd e literalmente comer o livro. ainda mais se as provas forem uma vez no ano,so entrara nas faculdades aquleleroprojeto dedeuspara nossas vidas.

Responder

Edu novembro 29, 2012 às 09:12

Pois bem gente temos de questionar mesmo, porque foi informado no inicio do ano que haveria duas edição do ENEM 2013, agora anuncia que pode ser que não consigam, sejamos justo com os estudantes e acima de tudo com os cidadãos, merecemos mais respeitos e mais oportunidades sim é logico que duas edições torna mais viável e claro mais fácil para as pessoas que vão prestar o exame, porque hoje o ENEM serve para as diversas faculdades do país, faculdade essa que irão nos levar para a nossa tão sonhada profissão, imagina um médico, advogado, engenheiro, professores, enfim todas as profissões necessitam de profissionais qualificados, e uma forma de preparação seria uma prova bem feita, e como fazer uma prova com tanta pressão pois é assim que eu me sinto quando faço o ENEM em apenas uma edição, pois fico imaginando se for mal só terei oportunidade de novo no final do ano que vem, como não ter uma pressão enorme e acredito que muitos sinta isso também além do horário ser ruim para muitos. E sejamos justo tem mais de um ano que foi anunciado duas edições e não tem tempo suficiente como acreditar em nossos governantes??

Responder

Lauro novembro 26, 2012 às 14:11

Eu estou precisando muuuuito desse Enem no primeiro semestre, pelo amor de Deus, eles nao podem ter cancelado… Ou vai me atrasar muito! Temos q continuar acreditando!!

Responder

Lauro novembro 26, 2012 às 14:14

Como eu li em um comentario anterior, eh sempre assim: O senhos de muitos eh abafado por poucos

Responder

Elisa novembro 24, 2012 às 18:41

Tanta gente conta com a prova do ENEM, se houver apenas uma será uma palhaçada. Muita gente esta contando com a prova do meio do ano, inclusive eu.

Responder

Roni dezembro 2, 2012 às 14:27

Jamais pensem que os governantes querem ajudar a nós. Na verdade são obrigados! As decisões que fazem tem por obrigação serem bem analisadas antes de as colocar ao público. Todos nós sabemos a dificuldade que é fazer algo como o enem, mas são bem pagos e não tem o menor interesse por nós. Os governantes não investem na educação porque querem uma sociedade [BURRA] para pisar. 2ª pior educação do mundo, viva Brasil!Nojo.

Responder

Joana novembro 24, 2012 às 13:34

EU ACREDITO, APESAR DE TER SAÍDO UMA MATÉRIA FALANDO QUE NÃO IA TER DUAS EDIÇÕES DO ENEM.TEMOS DE ACREDITAR ATÉ QUE MOSTRE O CONTRÁRIO, MAS COMO FOI PRONUNCIADO EM UM EVENTO QUE NÃO TINHA NADA A VER COM ENEM, ACREDITO QUE O ASSUNTO AINDA TA EM ANÁLISE, NOS RESTA AGUARDAR. E A PRESIDENTE FALOU QUE ESTE ANO SERIA 2 EDIÇÕES E ACREDITO NA PRONUNCIA DELA,AFINAL DE CONTA A PALAVRA DELA É QUE CONTA NÃO É MESMO… VAMOS GENTE ACREDITAR, SEMPREEE DILMA MUDA NÃO POR FAVOR QUEREMOS DUAS EDIÇÕES KKKKK

Responder

João novembro 22, 2012 às 17:41

O que fazer apenas aceitar, este é o Brasil cheios de promessas e com pouco cumprimento do dito. Mas ainda acredito sim, que vai ter duas edições do ENEM em 2013, afinal quem disse foi nossa Presidenta, ninguém mais que a maior autoridade do país.

Responder

Luana novembro 22, 2012 às 16:39

Gente que isso precisamos sim de duas edições, pois seria menos estressante e a oportunidade maior, pois se não for bom em um pode melhorar no outro tendo apenas um ou vai bem ou dança.

Responder

João novembro 22, 2012 às 16:39

Fiquei surpreso sim, pois estava contando com a prova no meio do ano. Mas como falam nada é por acaso, alias tem de pensar em novas questões e o tempo disponível é muito pouco não é mesmo?Nosso país infelizmente é muito fraco em relação: a educação, organização e promessa. Temos de nos acostumar a não ser nada eficaz e muito menos ter proposta realizada, quando dita por governantes então ufaaaa, ai mesmo que não cumprem. Aposto que em 2014 sim, acontecerá duas edições afinal de conta é ano eletivo. Parabéns, vocês conseguem não nos surpreender mais em nada. Os sonhos de muitos é afogado por poucos.Até quando vocês vão tentar nos iludir com promessas enganosas até quando?…. Sistema eficiente, mais questões… vejo que a preparação é péssima, para precisar mais de um ano para elaborar 180 questões e um tema de redação, como vejo não tem como cobrar professores bons, pois eles tem de elaborar muito mais de 200 questões por semestre, como ser eficiente se o tempo é pouco não é mesmo? …. fazer o que… conformar, aceitar e viver o resto da vida imaginando um Brasil melhor.

Responder

Janaína novembro 22, 2012 às 16:41

Precisamos mesmo de ter mais provas e não ficar em apenas uma como foi este ano. Por favor olhe por nós precisamos de fazer mais prova assim teremos mais chance de entrar na faculdade.Pois o ensino não ajuda e se for ruim as chances caem o que fazer dessa forma.

Responder

João novembro 22, 2012 às 16:29

Fiquei surpreso sim, pois estava contando com a prova no meio do ano. Mas como falam nada é por acaso, alias tem de pensar em novas questões e o tempo disponível é muito pouco não é mesmo?Nosso país infelizmente é muito fraco em relação: a educação, organização e promessa. Temos de nos acostumar a não ser nada eficaz e muito menos ter proposta realizada, quando dita por governantes então ufaaaa, ai mesmo que não cumprem. Aposto que em 2014 sim, acontecerá duas edições afinal de conta é ano eletivo. Parabéns, vocês conseguem não nos surpreender mais em nada. Os sonhos de muitos é afogado por poucos.Até quando vocês vão tentar nos iludir com promessas enganosas até quando?…. Sistema eficiente, mais questões… vejo que a preparação é péssima, para precisar mais de um ano para elaborar 180 questões e um tema de redação, como vejo não tem como cobrar professores bons, pois eles tem de elaborar muito mais de 200 questões por semestre, como ser eficiente se o tempo é pouco não é mesmo? …. fazer o que… conformar, aceitar e viver o resto da vida imaginando um Brasil melhor.

Responder

Fernanda novembro 22, 2012 às 16:16

Infelizmente temos de aceitar fazer o que?… não teremos escolha a não ser aceitar. Vamos ser sinceros cada dia que passa nossos governantes prometem e não cumprem e temos de conformar com tudo isso. O ENEM como forma de ingresso em mais de 80% das instituições Federais deveria pelo menos ter suas provas duas vezes no ano, acredito que seria menos tumultuado, pois assim não esperaria tanto para fazer as provas. O desgaste seria bem menor pois a chance de um candidato sem condição para uma faculdade particular não precisava esperar tanto e seria menos desgastante por ter outra oportunidade não ficaria com tanta pressão. Acho que ainda há tempo para rever a proposta e pensar um pouco nos menos favorecidos.

Responder

Ednilzo janeiro 4, 2013 às 10:11

Não devemos nos concentrar em problemas, sabemos que se depender do poder público, pouco conseguiremos, mas temos um grande aliado, que é a internet, por esse meio é possível nos prepararmos para entrar em qualquer curso superior público, basta ter disciplina e dedicação, há todas informações que precisamos na rede, chega de desculpas esfarrapadas e vamos parar de ficar lamentando e reclamando de quem não está preocupado em resolver nossos problemas, com vontade e atitude mudaremos esse quadro.

Responder

KEILA janeiro 18, 2013 às 13:05

Muita gente esta contando com o enem no meio do ano, eu tabem estou, preciso bastante, nao pode ser cancelado, como as pessoas de baixa renda irao poder cursar uma faculdade sem ajuda do governo? isso nao pode acontecer, temos que lutar para que tenha duas edições….

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

{ 6 trackbacks }

Previous post:

Next post: