ENEM 2013: Cartilha e Manual Redação do Enem

30 de julho de 2012

Manual da Redação do Enem 2013: O MEC – Ministério da Educação apresentou, na tarde desta segunda-feira, 30 de julho, o Manual de Redação do Enem. Os responsáveis pela apresentação do documento foram Aloízio Mercadante e Luiz Cláudio Costa, ministro da educação e presidente do INEP, respectivamente.

O Manual Redação Enem, também reconhecido como Guia de Redação ou simplesmente Cartilha do Enem, apesar de pertencer ao Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, tem validade assegurada para o Enem 2013. Em virtude disso, este documento é, desde já, referência obrigatória para todos aqueles que vão prestar o Enem do próximo ano.

O Manual possui 48 páginas e traz, dentre outras informações, exemplos de redações do Enem 2011 que alcançaram nota total (1.000 pontos). Os exemplos estão corrigidos e comentados, mostrando claramente ao candidato que vai fazer as provas qual caminho deve percorrer para conseguir o mesmo número de pontos na redação.

O guia terá inicialmente tiragem 1,6 milhões de cópias, que serão distribuídas em escolas públicas de todo o país. Há também a versão em braile, que será utilizado por deficientes visuais.

Elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, em conjunto com especialistas em Língua Portuguesa, o objetivo do manual, segundo o presidente do INEP, é "tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas". "Queremos que o Guia contribua para aperfeiçoar o estudo, exemplificar os critérios e mostrar como se faz uma boa redação" – disse Luiz Cláudio Costa.

Que desejar já obter o documento e começar a estudar para o Enem 2013 a partir dele, poderá baixá-lo no site do INEP. Para isso basta clicar aqui e salvar o arquivo em seu computador.

Boa sorte e bons estudos até lá!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.3/10 (45 votes cast)
ENEM 2013: Cartilha e Manual Redação do Enem, 8.3 out of 10 based on 45 ratings

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 4 comments… read them below or add one }

Lorena de Oliveira Santana outubro 24, 2012 às 15:40

Perdi minha carteira de identidade gostaria de saber se a xerox do documento é válido

Responder

BIANCA LOPES agosto 31, 2012 às 12:54

COMO FAÇO PRA ME INSCREVER????

Responder

isabela agosto 14, 2012 às 19:14

enem

Responder

iolanda carnauba de souza agosto 1, 2012 às 23:16

como faço pra me inscrever ?

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: