Enem 2013 – MEC quer Aumentar Validade do Exame

10 de fevereiro de 2013

Enem 2013

O Enem 2013, que atualmente tem validade de um ano para os principais programas do Governo Federal, poderá ter a sua validade ampliada.

Esta é a intenção do MEC – Ministério da Educação desde a edição de 2010, quando o ministro ainda era Fernando Haddad, atual prefeito da cidade de São Paulo. O atual ministro da educação, Aloizio Mercadante, disse, na última semana de janeiro de 2013, que o ministério está estudando a possibilidade de aumentar a validade do Enem.

"Estamos consolidando essa possibilidade. Por isso a validade pode ser para além de um ano. Estamos bastante avançados para dar esse passo. Nossa avaliação é que estamos muito próximos de assegurar a validade intertemporal", afirmou Mercadante.

Segundo o ministro, caso notas de dois exames fossem utilizadas para uma única seleção do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, por exemplo, valeria a maior nota obtida pelo estudante que tivesse participado das duas edições.

Caso a nota do Enem 2013 tenha validade superior a um ano, os estudantes, que normalmente poderiam utilizar o desempenho para concorrer às bolsas em 2014 apenas, teriam chances de concorrer às vagas também em 2015, se considerarmos que a validade fosse de dois anos (em 2010, Haddad pretendia estender a validade da nota do Enem para três anos).

Mercadante aproveitou a oportunidade e anunciou que outra possibilidade estudada pelo MEC é cobrar a taxa de inscrição dos estudantes faltosos no exame. A cobrança, que na verdade seria a impossibilidade de se inscrever gratuitamente nas edições seguintes do exame, seria uma solução para o problema com os altos índices de abstenção no Enem, como em 2012, quando cerca de 30% dos inscritos não compareceram na data de realização das provas, causando prejuízos superiores a 90 milhões de reais.

Inscrições Enem 2013

Como Mercadante descartou a possibilidade de duas aplicações do Enem em 2013, que era outra intenção de Haddad enquanto ministro, neste ano o exame deve seguir o mesmo cronograma das últimas edições. Dessa forma as inscrições estarão abertas provavelmente entre o final de maio e a metade de junho. As provas e a divulgação dos resultados aconteceriam no último trimestre de 2013.

Assim que estiverem disponíveis, as inscrições poderão ser efetuadas pelos candidatos somente através da internet, no site oficial do Enem, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Continuem atentos às novidades do Enem 2013 acessando nosso site e bons estudos!

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM - COMPRE JÁ O SEU!

{ 3 comments… read them below or add one }

alexandre março 30, 2013 às 17:56

Quero receber tudo no meu e-mail

Responder

Greicy março 14, 2013 às 03:34

As leis realmente tem sido muito equivocadas com relação a educação. perdi uma bolsa de estudos do prouni por que quando fiz o enem eu tinha 17 anos, mas completei 18 apenas tres semanas depois, e tirei boas notas, claro, mas o que puderam fazer por mim? nada. o edital exige que o aluno tenha 18 anos na data de prova então estou aqui sem meu certificado do ensino médio com 18 anos e sem estudar. agora me preparar pro 2013!! vamos arrazar e claro, revolucionar essas leis aee!

Responder

Julio cesar Borges março 9, 2013 às 12:48

Gostaria de saber, se posso utilizar nota do Enem 2013 para obter desconto na faculdade a partir do 2º simestre,visto que estou cursando a 1 mês engenharia e estou pagando o valor integral ,gostaria de receber informações.

Responder

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: