MEC Divulga Edital do Enem 2013 Veja Agora

9 de maio de 2013

Edital do Enem 2013: Foi divulgado nesta quinta-feira, 09 de maio, o edital do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio, que contém as regras do Exame deste ano. Confira abaixo quais são as principais mudanças do Enem 2013:

Muitos estudantes aguardavam por muitas mudanças nas regras do Enem 2013, já que na última edição do exame, estudantes de todo o país se revoltaram e até debocharam do Enem após algumas redações contendo trechos do hino do Palmeiras e até receita de macarrão instantâneo terem tirado nota superior a 500, que corresponde à metade da nota, que pode variar entre 0 e 1.000. Outro problema apresentado nas redações do ano passado foi o fato de que algumas redações com erros ortográficos obtiveram nota máxima.

O Enem terá praticamente a mesma estrutura do ano passado, mas com três mudanças que, segundo o ministro da educação Aloízio Mercadante, garantirão uma correção mais rigorosa das redações. Portanto, mudanças no Enem 2013 somente em relação ao rigor na correção das redações dos estudantes. Confira quais são elas abaixo:

A primeira é proibição de deboches, justamente para evitar que redações como as que citamos acima recebam uma nota razoável como receberam. Redações que contenham algum tipo de deboche serão anuladas. A segunda mudança é a maior exigência de domínio da norma culta, para que redações com erros primários de português não recebam nota máxima como no ano passado. A terceira e talvez mais significativa mudança do Enem 2013 é em relação à redução da discrepância máxima das notas dos dois primeiros corretores para que a redação seja avaliada por um terceiro corretor. Em 2012, caso a diferença entre as duas avaliações fosse superior a 200 pontos, a redação seria avaliada por um terceiro corretor. Neste ano a diferença necessária para uma terceira correção é de 100 pontos.

Edital e Inscrições Enem 2013

O Edital do Enem 2013 já está acessível através do Diário Oficial da União. Veja aqui a íntegra do Edital do Enem (clique para baixar).

O período de inscrições do Enem 2013 terá início já na próxima segunda-feira, 13 de maio. O prazo para se inscrever no exame se encerrará às 23 horas e 59 minutos (de acordo com o horário oficial de Brasília) do dia 27 de maio.

Para fazer inscrição o estudante deverá acessar o site oficial do Enem, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br, e disponibilizar todos os dados pessoais e do grupo familiar solicitados.

As provas serão aplicadas em outubro, nos dias 26 e 27, já que neste ano não é eleitoral. O gabarito oficial será divulgado até o dia 30 de outubro, que é o terceiro dia útil após a realização das provas. A data de divulgação do resultado do Enem 2013 ainda não foi anunciada, mas certamente acontecerá ainda em 2013, durante o mês de dezembro.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 6.0/10 (2 votes cast)
MEC Divulga Edital do Enem 2013 Veja Agora, 6.0 out of 10 based on 2 ratings

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 5 comments… read them below or add one }

adriana moreno mattosinho junho 17, 2013 às 20:37

gostaria de ter informacáo sobre inscricáo da minha filha deficiente fisica,
como devo fazer para pedir prova especial pois quando fizemos a inscricáo nao tinha informacáo de como proceder
aguardo retorno.
Adriana.

Responder

berenice junho 10, 2013 às 09:47

Bom dia!
Tenho um irmão cumprindo pena no conjunto penal de Juazeiro – BA, Gostaria de saber quando será as inscrições do Enem para essa classe, visto que, ao ligar para o MEC fui informada que seria numa data diferente das inscrições para os estudantes de de escola normal.
Não gostaria de perder o prazo, pois ano passado ele perdeu porque não estava em presídio e não tinha como sair para fazer fora .
No aguardo

Responder

Fernanda maio 14, 2013 às 20:35

Boa noite, gostaria de saber se existi algum cursinho presencial que poderia estar fazendo?

Responder

cristiano maio 10, 2013 às 16:33

olá! boa tarde gostaria de saber, se eu posso fazer o enem esse ano?
por que ano passado eu desistir fiz so a prova do primeiro de e no segundo dia eu nao pudi ir fazer!
sera que posso fazer esse ano?

Responder

wagnoff maio 12, 2013 às 16:32

Pode sim. Boa sorte!

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Previous post:

Next post: