ENEM 2013 no meio do ano

11 de novembro de 2012

ENEM 2013 NO MEIO DO ANO

Haverá Enem 2013 no meio do ano? Como provas do Exame Nacional do Ensino Médio da última edição aplicadas, muitos estudantes com olhar no futuro começam a se perguntar se haverá uma próxima edição já na metade do ano, como fora cogitada hipótese no mês de abril de 2013.

A última edição teve provas em novembro nos dias 03 e 04. Dois dias após a realização do exame foram divulgados os gabaritos oficiais do Enem. O próximo passo agora é a divulgação do resultado, prevista para o dia 28 de dezembro deste ano.

A possibilidade de duas aplicações semestrais do exame existe desde 2010, quando o ministro da Educação ainda era Fernando Haddad, eleito como prefeito da cidade de São Paulo nas últimas eleições. Na ocasião, Haddad dispensou uma segunda aplicação do Enem, alegando que seria impossível realizar o exame com segurança e sem risco de novas fraudes.

Uma portaria chegou a ser criada, fixando a primeira aplicação no meio do ano para o Enem 2013 nos dias 28 e 29 de abril, com as datas da segunda aplicação no segundo semestre a serem divulgadas posteriormente. Porém, esta previsão de data ainda não foi confirmada.

O que podemos adiantar para os estudantes é que a presidenta Dilma confirmou, em janeiro deste ano, duas aplicações do Enem em 2013, em . Mas, até o momento, a data do  Enem 2013 no meio do ano ainda não foi divulgada.

Dessa forma, o que resta aos estudantes é aguardar um pronunciamento oficial do governo a respeito. Tal comunicado pode acontecer na mesma data da publicação dos resultados do Enem 2012 que, como já dito, acontecerá até dia 28 de dezembro, através do site oficial do INEP.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (51 votes cast)
ENEM 2013 no meio do ano, 8.2 out of 10 based on 51 ratings

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 21 comments… read them below or add one }

luana fevereiro 13, 2013 às 17:12

eu vou fazer 18 anos em abril mais ainda estou no 2° mesmo assim eu poderia tentar fazer o enem esse ano ?

Responder

Josy modesto fevereiro 7, 2013 às 22:45

Duas ou uma não inporta, mas tenha o enem.

Responder

tamiris fevereiro 1, 2013 às 12:39

como eu faço pra mi inscrever no enen

Responder

kely janeiro 24, 2013 às 13:18

quero participar do Enem por que eu acredito no meu potencial

Responder

debora janeiro 20, 2013 às 15:41

ainda da tempo de me inscrever pro ENEM?

Responder

Glena Alves janeiro 19, 2013 às 18:58

espero que tenha pois preciso mt do resultado para financiar minha facudade

Responder

Lais janeiro 19, 2013 às 16:16

sera muito bom se tiver duas ediçoes do enem

Responder

ariane mmichele janeiro 18, 2013 às 16:49

vai ter enem duas vezes ao ano? queria informações da data da prova..

Responder

iranilde janeiro 18, 2013 às 13:36

espero que tenha duas ediçoes do enem esse ano. pois existem muitas pessoas nessecitadas esperando por essa oportunidade.

Responder

Rafael janeiro 15, 2013 às 21:38

Espero que tenhamos duas edições do enem 2013. para aqueles que perderão a oportunidade de fazer o exame de 2012. e que querem ter direito a fazer um curso superior. pois para muita gente espera ate o fim do ano e muio tempo gente que não pode mais perde tempo seis meses para algumas pessoas e muito tempo e espero que o ministério da educação pense neste coso pois então dizendo que temos um pois de todos então esta na hora de prova que temos uma democracia que vale neste pois onde o povo não tem direito de pedi o que deseja.

Responder

aryana janeiro 11, 2013 às 13:59

acontecerá ou não dois enem esse ano de 2013 ?

Responder

aleff santos janeiro 9, 2013 às 18:54

espero que tenha duas aplicações do enem esse ano,pois aumentar as chances de nos estudantes ingressamos na universidade,de modo que tambem aumente as vagas nas intituições públicas federais.

Responder

anderson santos dezembro 3, 2012 às 22:47

sou contra pois é necessário um aumento qualitativo no ensino superior , e atitudes como essas podem ser prejudiciais , não para o estudante que pretende apenas ingressar num curso superior, mais para o futuro profissional.

Responder

Mrcos janeiro 11, 2013 às 00:45

Caro amigo o nosso ensino nunca vai melhoar isto não depende dos professores e governantes mas dos alunos os alunos encaram o ensino como uma forma de supressão não como uma arma de resposta e injusto seria se não desse a oportunidade de quem precisa se graduar e não tem tempo quer dizer se o enem ajuda quem precisa então faça-se solido e real mesmo cm uma ou duas vergonhas que ajente passa nunca poderemos pensar somente nos que já nasceram com senso critico mas também temos que pensar naqueles que foram condenados por suas escolhas.

Responder

Gabriel Cortez janeiro 14, 2013 às 14:31

O Anderson Santos, a melhor forma de se obter conhecimento e testando-o é tendo acesso a ele, o Enem sendo realizado duas vezes no ano pode propiciar melhor assiduidade no aprendizado estudantil. As melhoras acontecem ao decorrer das edições. Tua intenção é tão contraditória que no seu próprio comentário existe falta de conhecimentos gramáticas, dá próxima vez tente impetuosamente se auto avaliar, um conselho.

Responder

Gabriel Cortez janeiro 14, 2013 às 14:26

O Anderson Santos, a melhor forma de se obter conhecimento e testando-o é tendo acesso a ele, o Enem sendo realizado duas vezes no ano pode propiciar melhor assiduidade no aprendizado estudantil. As melhoras acontecem ao decorrer das edições. Tua intenção é tão contraditória que no seu próprio comentário existe falta de conhecimentos gramáticas, dá próxima vez tente impetuosamente se auto avaliar, um conselho.

Responder

Edu novembro 29, 2012 às 09:16

Esperamos que possam ter duas edições do ENEM 2013. Queremos duas edições por favor olha pelos estudantes com pouca oportunidade. E pelos que não tem condição de pagar um ensino melhor e precisa praticar para ir bem no Enem para entrar na faculdade.

Responder

fernanda novembro 11, 2012 às 22:36

com a realização do enem duas vezes no ano de 2013 vai aumentar o numero de bolcças?pois se for é bom,porém se não,será um gasto desnecessario.

Responder

João novembro 13, 2012 às 10:33

Fernanda, mesmo não aumentando as bolsas como é de interesse de todos é claro que é melhor ter o Enem duas vezes, pois assim não tendo ido bem no último poderá preparar para o próximo, quem sabe não pode ir melhor no outro. Melhor que utilizar as mesmas notas como vem sendo. Quanto mais provas realizam melhor é o desempenho dos candidatos e não perda de tempo ou desnecessidade de aplicação por ter o mesmo número de bolsas. Vamos pensar que quanto mais exercitamos melhor aprendemos, ou seja quanto mais prova fazemos melhor ficamos

Responder

Fernanda novembro 13, 2012 às 10:46

Concordo que precisamos ir melhor nas provas e dedicar para o ENEM, deixamos a preguiça de lado e vamos nos preparar. Desnecessidade que nada e sim oportunidade de sairmos melhor nas próximas provas. Sejamos justos sim a prova é extensa e muito cansativa, desta forma temos de adaptar a ela e não condenar os organizadores pelos nossos fracassos. Mas que eles possam rever muitas coisas e nos próximos exames nos surpreender com provas menos cansativas.

Responder

Rafael novembro 17, 2012 às 20:41

Eu curso direito na universidade federal do maranhão e posso te afirmar… gasto desnecessário é o que está ocorrendo com este enem do jeito que está… Utilizando a nota para rodar duas vezes… O NÚMERO DE DESISTENCIAS É IMENSO!

Minha sala está vazia, vazia… e eu vejo tantas pessoas tentando entrar… ISSO É DECEPCIONANTE. É uma má administração perversa. Espero que agora sejam duas provas. Porque uma sala que era pra ter 40 alunos e atualmente apresenta 17… é cômico… isso sem falar em tantas outras universidades… Coloca-se no curso que dá pra depois na proxima etapa com a nota de corte menor ir pra outro curso e deixando a vaga ociosa…

Podem até falar, tem como preencher essas vagas por transferência externa/interna… isso ai é politicagem do campus e pelo que eu constato, é algo RARO e com publicidade bem baixa, tem de estar antenado.

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: