Enem 2013 terá duas Edições

25 de janeiro de 2012

Enem 2013: Para superar definitivamente as recentes polêmicas sobre o Enem a presidenta da Dilma Rousseff declarou que, à partir de 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, será realizado em duas edições no ano. O anúncio foi feito durante a solenidade realizada no Palácio do Planalto para comemora a meta de 1 milhão de bolsas de estudos distribuídas pelo Programa Universidade Para Todos – PROUNI.

Durante o pronunciamento, a presidenta fez comparações entre o ENEM e o PROUNI e a necessidade de melhoras na realização do ENEM. “O PROUNI também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) sem o Enem? (vale lembrar que todos utilizam como base a nota obtida pelo candidato na prova do Enem). Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria.” Falou a presidenta durante o seu pronunciamento, ressaltando que as mudanças serão implantadas no Enem 2013 para alcançar a consolidação plena do exame.

O evento contou também com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que explicou o motiva pelo qual a edição do ENEM 2012 não teve duas edições. Segundo o Ministro, o que atrapalhou a realização de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio em 2012, foram as ações ajuizadas na Justiça referentes a vazamento de questões aplicadas na prova para um grupo de alunos de um curso pré-vestibular e de um colégio no Estado do Ceará. O Ministro afirma que questionamentos judiciais e do Ministério Publico, não deram a tranquilidade necessária para uma melhor elaboração do processo de aplicação de duas provas do Enem no ano de 2012, questionamentos que serão evitados no Enem 2013.

O Ministro da Educação também disse em seu pronunciamento, fazendo comparações entre o Enem e o ProUni, que o ultimo também recebeu varias criticas: “ se você recuperar as matérias de 2004, existia uma unanimidade contra o ProUni. Todos criticavam, escreviam editoriais, artigos de jornais. A academia não compreendia e os estudantes também não. Hoje, é um programa consolidado em que você vai aprimorando até o momento em que supera as dificuldades e passa para outros desafios.” Falou o Ministro.

O Enem passou a ter grande importância no cenário educacional do país, por esse motivo é grande a expectativa de que todos os seus problemas sejam resolvidos e que sua credibilidade não seja mais abalada com pequenos incidentes que ocorrem durante a sua realização.

Logo mais serão divulgadas novas informações sobre o Enem 2013. Acompanhe nossas atualizações periódicas e últimas notícias sobre o período de inscrição do Enem 2013, resultados, gabarito e calendário do Enem 2013.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.7/10 (50 votes cast)
Enem 2013 terá duas Edições, 8.7 out of 10 based on 50 ratings

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 35 comments… read them below or add one }

Joana Lima janeiro 16, 2013 às 11:35

è otimo 2 edições do ENEM. Mais chance para quer realmente esta interessado
em um futuro promissor.

Responder

eliane janeiro 9, 2013 às 00:18

O ser humano e foda! Para de corrigir os outros cara! o objetivo da linguagem ea compreençao….
Deixe a sua “concordancia nominal” para a hora da prova e aproveite e deixe tambem esse esgocentrismo exagerado.
Put,o cara vem pedir ajuda e encontra esses metidinhos a “Proff Pascoale”…aff!!

Responder

jorge dezembro 3, 2012 às 11:33

duas ediçoes do enem nao será boa opçao para quem procura cursos de baixas medias , com isso havendo grandes desistencia na universidade afim de mudar . favorece quem procura area como medicina . dando chance aqueles que só intereça ao curso . é varios cursos preparatorios tambem . acredito que 1 vez ao ano seria o ideal pela desistencia de varios alunos ao se matricular no sisu dando chance tambem aqueles que tiveram notas baixas .

Responder

Renato Fragoso janeiro 10, 2013 às 13:43

Duas edições do Enem tornariam a entrada nas instituições algo mais dinâmico e ainda mais democrático. A escolha de curso, instituição e tempo seria bastante melhor. Pensar que com duas edições desfavoreceria quem tirou nota baixa, que não teriam mais tantas chances, na verdade se o país dar muito chá para quem tira nota baixa, o nível educacional estaciona, Jorge. Concorrências e notas altas são estímulo para “aqueles que -realmente- se intereça” estudarem e se aplicarem mais. Ganha o estudante, ganha o país.

Responder

Joana novembro 24, 2012 às 13:36

NOSSA PRESIDENTE QUEREMOS DUA EDIÇÕES DO ENEM, POR FAVOR DESISTE NÃO, POR FAVOR NÃO MUDA SABEMOS SE VOCÊS QUISEREM VCS CONSEGUEM. OBRIGADA

Responder

João novembro 23, 2012 às 11:00

E ai como vai ficar?? Na promessa ou terá resolução e finalmente ano q vem vai ter dois enem?. Como cobrar ensino eficiente se remaneja alunos que foi mal no inicio do ano e tiraram notas horrível mas entra na faculdade, porque não aplicar outra prova?. Falar que não tem como é o mesmo que falar que o Brasil não tem condição, porque serio, como não ter condição de aplicar uma prova? gente é viável fazer dois enem prepara mais os alunos, colocam-os para estudar mais quando eles não vão bem nas provas e não aproveitar no meio do ano as notas que tiraram no final do ano. Presidenta olha pelos alunos, colocam-os para aprender, mais prova significa mais estudos, porque quando eles verem que não foram bem, dedicam mais para próxima se quiserem algo da vida. Será que vamos ficar o resto da vida vivendo em desigualdade social, racial, educacional ….???????????????????w

Responder

Janaína novembro 22, 2012 às 16:45

Pelo que vejo sua promessa mais uma vez não vai ser cumprida não é mesmo Presidenta. Vai deixar pra 2014 né, porque precisa dos nossos votos ai sim o prometido entra em pauta.

Responder

debora novembro 5, 2012 às 02:56

eu queria saber quando começa as escriçao para a prova do enem 2013

Responder

renan alex dos santos outubro 4, 2012 às 19:42

Olá boa noite, Gostaria de saber guando abre as escrições do ensino medio para 2013.

Responder

VERA LÚCIA TRAVASSO setembro 30, 2012 às 18:48

GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO A LISTA DE CURSOS OFERECIDOS PELO ENEM 2013? AGUARDO RESPOSTA, MUITO OBRIGADA!

Responder

nat setembro 10, 2012 às 14:05

nossa, quanta gente burra! isso é só um informativo, ninguém vai ficar vindo aqui dar informações à vocês!

Responder

Ana Moraes outubro 11, 2012 às 10:27

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa boa

Responder

Raiane Ferreira setembro 3, 2012 às 09:29

Ola

Gostaria de saber quando serao realizadas as provas do enem edicao 2013

Responder

Beatiz dos Santos agosto 28, 2012 às 13:20

olá,meu nome é Beatriz e ano que vem faço ENEM
gostaria de saber quando começa as inscrições

Responder

Ana Moraes outubro 11, 2012 às 10:30

Terá um em ABRIL e outro em OUTUBRO. Eu acho q as inscrições pro de abril serão logo no começo do ano, em janeiro, deve ser logo após o término do SISU e PROUNI. Fica atenta.

Responder

Janaína novembro 22, 2012 às 16:50

Pior que acreditamos não é mesmo? mais uma vez fica pra depois, o sistema ainda é fálico, as questões do banco do mec são insuficientes, o tempo é curto. Precisam de mais de um ano para 180 questões, imagina 360( 4 anos) ou melhor 8 anos assim da tempo para releição. Promessa, promessa, promessa…. vivemos apenas assim, um dia vai melhorar, um dia chegamos la, somos a 6ª maior economia do planeta, em 2050 estaremos no rol de país de 1º mundo …… blá, blá, blá ……mas na hora H nada de cumprir o prometido. Nos resta esperar, apenas isso esperar.

Responder

Natália agosto 25, 2012 às 08:41

Oi gostaria dde saber sobre as incrições do ENEM 2013 , pois estão dizendo que as incrições já foram encerradas , preciso da resposta pois quero fazer o ENEM e não sei sobre as datas de incrições corretas .
Grata,
Natália Costa

Responder

Mariana dos Santos Caravlho agosto 24, 2012 às 22:32

Gostaria de saber quando irá abrir as inscrições para o ENEM 20013

Responder

antoneta ferreira agosto 1, 2012 às 22:13

sou antonieta ferreira tenho 26 anos, e moro no pará. já fiz o enem 3 anos seguidos, na primeira tirei 575 pontos só que perdi o dia da escrição do prouni. mais esse ano vou estuda bastante porq quero conseguir uma vaga na universidade do pará.
que vem o enem 2013?

Responder

Wendel Cândido julho 25, 2012 às 10:21

Bom dia,

Este ano não fiz Enem por motivos de problemas familiares mas, no ano subsequente pretendo fazer. Claro já estou estudando pra poder tirar uma boa pontuação mas, também tenho algumas dúvidas uma delas é; Quando iram disponibilizar o calendário do Enem 2013 ? Porque, ouvi certos comentários que as inscrições já tinham sido encerradas. Preciso muito de uma resposta para me tranquilizar apesar de que essa história de inscrições encerradas deve ser apenas conversa fiada.

Obrigado.

Responder

Ana Moraes outubro 11, 2012 às 10:38

A inscrição foi do dia 28 de maio até o dia 15 de junho 2012. Se vc perdeu, agora espera pra fazer o ENEM de abril 2013. Mas fica atento pq a inscrição deve ser logo em janeiro 2013.

Responder

Wilson Do Nascimento Rodrigues. junho 28, 2012 às 15:07

Dilma.Eu sou estudante,frequento o Colégio Estadual Augusto Morais Rego em Toledo.PR.
Eu concluí o ensino médio através do ENEM de 2010,tomei os procedimento que através deIFPR de Assis Chateubriand PR.Um amigo do PT antes de ele ter sido espulso de lá por estar denunciando corrupções me ajudou.
Porque Em todas as escolas que estudei sempre sofri muito preconceito por ser negro póbre,por parte búling escluissão des professores diretores depois pelo núcleo sertos políticos secretarios governador não deixavam eu concluir nem me ensinava.
vou faser o de 2013 quero saber se o PROUNI foi remodelado se esiste condições maióres doque de em 2011 eu pretendo curssar medisína e não tenho dinheiro.

Responder

nat setembro 10, 2012 às 13:52

Mas para cursar MEDICINA você precisa aprender a escrever em português, entender como usar pontuação corretamente e escrever clara e objetivamente. Está uma confusão o que você escreveu!

Passe esse ano todo estudando, faça o ENEM esse ano, se não passar, paciência, estuda ano que vem e ano que vem quando você passar você vê como funciona o PRO-UNI. Com certeza você consegue bolsa.

Agora, esse teu complexo de inferioridade tem que acabar. “Sou negro e pobre, blablabla” pára de viver no passado, se liberta desses pensamentos e foque no que você quer fazer.

Responder

Gabriel A. setembro 25, 2012 às 09:16

Concordo. :)

Responder

Felipe outubro 22, 2012 às 09:37

Wilson vc é louco ou algo assim espera que a Deilma lhe retorne essa msg? hahaha
Na boa vc quer fazer medicina então estuda mais que nem português vc sabe escrever pq MEDISÍNA é foda ESPULSO o que tem de erro não e brincadeira dese ser por isso que vc sofria com preconceito…Volta para escola…

Responder

Andreia novembro 2, 2012 às 11:34

Felipe, se Wilson é Burro, você é bem pior…
Acorda cara! Para de bancar o inteligente, pois deve não se escreve dese…
Se você está tão preocupado por ele ter escrito errado, vai ensinar, vai fazer algo melhor cara e para de criticar as pessoas (olha pra tua vida). Se liga!

Responder

fernando petris junho 5, 2012 às 21:26

vou ter que estudar muito!!!

Responder

GABRIELA maio 20, 2012 às 13:13

quando irá ser disponibilizado o calendário do Enem 2013?

Responder

Max Alexandre Abreu Dos Santos maio 17, 2012 às 22:02

Gostaria de saber, se este simulado tem valor, para entrar em uma faculdade pelo prouni? ou se ainda vão abrir as inscrições para o seriado enem 2013?

Responder

Letícia Leal maio 14, 2012 às 23:02

Eu não entendo… já começou e acabou as inscrições para o simulado de 2013? Ninguém anunciou nada, e que eu saiba as inscrições começam em Maio. Por favor, eu preciso de respostas e soluções. Estou desesperada, eu esperava muito pela essa prova..
Obrigada

Letícia

Responder

felipe levy maio 3, 2012 às 19:06

oi gostaria de saber a data de incrição do enem se jatem alguma data prevista

Responder

Fernanda Rodrigues abril 27, 2012 às 11:51

E as datas? Ainda não tem certeza de quando serão as datas das provas? Queremos saber!

Responder

Ruth Levendal abril 18, 2012 às 09:48

Vou ter que me adaptar as novas normas.Fazem 6 anos que não estudo no Brasil e pretendo fazer o ENEM 2013,bem como prestar vestibular.
Como posso estudar as novas normas ortográficas?

Obrigada,

Ruth

Responder

leandro maio 21, 2012 às 13:36

É bom começar logo pela concordancia verbal. “Fazem” foi demais!

Responder

eduardo setembro 21, 2012 às 01:07

realmente… kkk

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

{ 3 trackbacks }

Next post: