Redação do Enem 2013: Dicas e Temas

8 de julho de 2013

Dicas e Temas possíveis para Redação Enem 2013: Está se aproximando a data da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e os estudantes intensificam a preparação para as provas, que serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Pensando mais uma vez na preparação dos estudantes para o exame, reunimos algumas dicas para a redação do Enem 2013. Confira abaixo:

A redação do Enem é de fundamental importância para que os estudantes alcancem seus objetivos. A maioria dos candidatos participa da prova para poder concorrer às vagas dos programas do Governo Federal, como Sisu – Sistema de Seleção Unificada e Prouni – Programa Universidade Para Todos. Nestes dois programas os estudantes que zerarem a prova de redação no exame não podem sequer efetuar a inscrição.

Além de estudar bastante para saber como desenvolver uma boa redação, é necessário conhecer as regras da prova. Para o Enem 2013 há algumas mudanças nas regras da correção das redações. Essa foi a medida tomada pelo MEC – Ministério da Educação após alguns casos em que redações contendo erros de português tiraram nota máxima e outros textos com deboches, como hinos de clubes e receita de macarrão, obtiveram nota média.

Dicas para o desenvolvimento de uma boa redação no Enem 2013

A primeira dica é estar sempre atualizado e bem informado sobre as questões sociais, de discussão pública, principalmente relacionadas ao nosso país. Como a prova é aplicada para milhões de estudantes, o tema da redação tende a ser algo de conhecimento popular, de caráter social, que abrange toda a população. Para se manter atualizado leia revistas, jornais e livros, além de buscar por notícias na internet.

Outra dica importante é treinar: selecione temas que você acredita que podem cair no Enem e faça desenvolva suas próprias redações sobre estes temas. Se preferir refaça redações de edições anteriores. Caso você ainda seja estudante, peça o seu professor para corrigir. Essa é uma maneira eficaz de melhorar seus textos e consequentemente aumentar suas chances de obter uma boa nota na redação do Enem 2013.

Use sua criatividade: como as propostas de redação normalmente apresentam um problema, utilize a sua criatividade para desenvolver soluções para tais problemas. Além de criar uma solução, saiba defendê-la, mostrando que sua ideia pode realmente funcionar e acabar ou pelo menos amenizar o problema.

Não utilizar gírias e não repetir muitas vezes as palavras são dicas que sempre vale a pena ressaltar. Escreva um texto fácil de ser lido e entendido, sem frases muito extensas ou palavras pouco conhecidas. É possível obter uma boa nota na redação utilizando um vocabulário simples.

Dentre os temas possíveis para a Redação do Enem 2013 destacamos hoje os Protestos no Brasil, Olimpíadas 2016, Ato médico, Cidadania, Plebiscito, Copa do Mundo 2014.

Continue se preparando para as provas e boa sorte! Deixe abaixo nos comentários o tema que você considera mais provável ser abordado.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Receba Atualizações sobre o Enem 2013 por E-mail.

PASSAR NO ENEM? CD-ROM APOSTILA DIGITAL ENEM 2013 - COMPRE JÁ O SEU!

{ 1 comment… read it below or add one }

Carolina julho 11, 2013 às 13:14

PREFIRO PROTESTOS NO BRASIL

Responder

Leave a Comment

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Previous post:

Next post: